O exame P300, chamado de Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é a manifestação eletrofisiológica da estratégia do SNC para executar uma tarefa que requer atenção. Esse procedimento é realizado para analisar funções atencionais e cognitivas. Por meio dele é possível identificar questões relacionadas ao processamento auditivo central, atenção e concentração, transtornos psiquiátricos e demência.
O procedimento auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de alterações neurológicas decorrentes de diferentes patologias, além de monitorar o efeito do tratamento. A CEOL Otorrino oferece toda a estrutura para a realização do exame, contando com profissionais capacitados para alcançar um diagnóstico assertivo, permitindo um tratamento adequado e melhor qualidade de vida para o paciente.
O P300 é um exame que não tem contra indicação e não provoca desconforto ou dor. É necessário que o paciente se encontre descansado e acordado durante a realização do exame.
O exame
Para a realização do exame são colocados eletrodos no couro cabeludo ou na testa e nas mastoides do paciente, e fixados por uma pasta específica. São realizados estímulos acústicos, em duas frequências diferentes, sendo um deles apresentado em menor quantidade. É importante que o indivíduo conscientemente reconheça essa mudança no processo de estimulação. O P300 é uma onda positiva no traçado do exame, que ocorrem em torno de 300 milissegundos.
É através das ondas apresentadas no final do teste que o médico obtém o diagnóstico, sendo que o atraso na latência da onda ou a ausência desta, poderá indicar um distúrbio relacionado a atenção e cognição.
A realização do P300 é muito importante para a identificação precoce de questões clínicas que tem grande impacto na vida dos pacientes, como no caso do Déficit de Atenção.
A prevenção é o melhor remédio. Encontre um especialista na CEOL Otorrino e cuide da sua saúde!