A otoplastia corrige a forma, posição ou proporção das orelhas externas, causadas por anomalias e deformidades. Uma das mais conhecidas é a “orelha de abano”.
A cirurgia de “orelha de abano” é procurada tanto por adultos e crianças. Recomenda-se que a cirurgia seja feita a partir dos seis anos, quando a orelha externa já alcançou o tamanho adulto. Utiliza-se anestesia e, às vezes, sedação em crianças.
A cirurgia
É retirada pele de atrás da orelha e as cicatrizes acabam não sendo visíveis, já que é realizada nesse local. A duração do procedimento cirúrgico varia entre 90 a 120 minutos mais o período de internação. Faz-se a proteção das cicatrizes com curativos, recomendando o uso de faixas para a proteção das orelhas.
No pós operatório, as orientações são: evitar sol e traumatismos, não praticar exercícios físicos, ter uma alimentação livre, principalmente à base de proteínas, manter as ataduras intactas, evitar dormir de lado para não comprimir as orelhas.
O resultado da otoplastia é satisfatório, demorando aproximadamente 6 meses para as cicatrizes se amadurecerem. A cirurgia realizada na infância tem a vantagem de impedir apelidos indesejáveis durante a fase escolar, embora muitos realizam a cirurgia na fase adulta.
O Dr. Jaime Siqueira é responsável pelo programa de Otoplastia no Hospital Regional de Taguatinga. Em entrevistas, ele ressalta a importância estética da cirurgia nos portadores de “orelha de abano”. Confira nos links abaixo:
TV Globo: Secretaria de Saúde do DF oferece cirurgias para correção de orelhas de abano.
TV Record: Hospital público de Brasília faz cirurgia gratuita para orelhas de abano.
SES-DF (Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal): Cirurgia de correção de Orelha de Abano é realizada no HRT.
Leia aqui – Dr. Jaime Siqueira explica sobre Otoplastia e Rinoplastia. Entenda mais!